Eu queria perguntar-lhe, não seria melhor falar a verdade e ser franca com a pessoa? Pois algumas das alucinações que uma pessoa tem podem ser bem perigosas, se alguém confirma que está vendo tudo que a pessoa alucinada vê QUANDO NA VERDADE NÃO VÊ. Naturalmente falo de experiência própria.
O melhor é um procedimento inteligente. Não dizer para pessoa “Você está delirando. Não tem nada lá.”, nem “Você está vendo coisas que não existem.” Quem somos nós para julgar que o que alguém vê existe ou deixa de existir só porque a gente não vê?
O melhor é dizer “Eu não consigo ver o que você vê. Não sou capaz. Não sei porque você vê estas coisas e eu não consigo.” Dessa forma você não ofende a pessoa e nem mente, como aconselham os psiquiatras e psicólogos, que sem experimentar a situação, naturalmente não saberiam aconselhar direito.
Já que a mentira é um caminho perigoso. Quando aquela mãe tentava parecer convicta que tinha feito o melhor ao mentir para o filho eu queria dizer uma coisa para ela, sabendo que seria doloroso, pois aquela era uma mãe lutadora e comprometida. Apesar dos equívocos que ela cometeu por ter sido mal-orientada por profissionais de saúde mental.
Eu queria dizer “Moça, se o conselho que os psiquiatras e psicólogos deram fosse tão bom você não acha que seu filho estaria vivo?” É que me parece que se você tivesse sido franca, sincera com seu filho ele estaria aqui, do seu lado agora, VIVO.
A mentira mata
Quanto aos psiquiatras e psicólogos, realmente espero quem nem todos tenham a atitude equivocada de aconselhar que os familiares mintam para seus parentes com alucinação.Pois até onde essa mentira levaria? A pessoa com alucinações diria “Tem alguém ali.” O familiar concordaria sem ver nada... Na vida real a coisa não funciona como o psiquiatra fez na novela Caminho das Índias, em que ele espantou o pato da alucinação de um paciente psiquiátrico!...
Cedo ou tarde a pessoa alucinante perceberia que o familiar estava mentindo. E, é claro, muito provavelmente essa pessoa com alucinações não revelaria ao familiar suas desconfianças, pois já não mais confiaria nesse mentiroso.
Aí sim, essa pessoa passa a incluir esse familiar em sua lista de perseguidores. Afinal, o familiar mentiu para ela. Por que esse familiar mentiroso não poderia estar mancomunado com seus perseguidores?
Daí que a pessoa sentiria não desprotegida, já que os familiares, estariam do lado de seus perseguidores que poderia se matar como única saída. Sim, talvez tenha sido por isso que seu filho se matou. Desculpe, é duro ter que dizer isso. Mas a mentira mata.
Os Mestres da Mentira
E como poderíamos confiar em profissionais que usam a mentira como ferramenta de trabalho? Os mágicos e atores usam a mentira, a falsidade e a dissimulação como ferramentas de trabalho, como os psiquiatras e psicólogos fazem. Mas a diferença é que os fregueses (plateia) sabem disso, e o trabalho deles é artístico.Mas no caso dos psicólogos e psiquiatras, os pacientes psiquiátricos, que no caso são os fregueses, nunca sabem quando esses psiquiatras e psicólogos estão mentindo, ou orientaram os familiares para que mintam.
Espero encontrar psiquiatras e psicólogos que batam no peito e afirmem que não mentem e nem aconselham familiares a mentir. Psiquiatras e psicólogos que lidem com as alucinações com verdade, franqueza e TÉCNICA.
meu pai tem essas alucinações , foi tão derrepente tem uns 5 dias isso , ele esta internado mais tenho medo de quando ele voltar p csa , se n tiver curado eu fiz errado de ter falado q n tinha nd lá q ele tava doido , ele estava vendo dois homens encapuzado e com armas apontada p ele , ele gritava de medo na madrugada eu me tranqei no quarto dps de um tempo ele foi lá e tentou abrir pp fugirmos , mais eu n abri por medo e me arrependo mtt , ele saiu de csa 4:40 hs da manhã e invadiu uma csa pedindo ajuda na viela e a dona da csa pensou q era estrupador e começou a espanca-lo ee pediu ajuda mts pessoas bateram nele com vassouras , deram murros ele qebrou o braço , por pouco n morre isso foi Deus . Eu acredito q um dia ele vai ter a cura :|
ResponderExcluirPenso que aqui está uma boa pergunta: como saber quando alguém que diz que alucina está dizendo a verdade? Pois sabemos que nem todo o paciente está doente quando consulta um médico. Existem outras razões para isso... baixas, etc.
ResponderExcluirE no dia vinte e quatro do primeiro mês eu estava à borda do grande rio Hidequel;
ResponderExcluirE levantei os meus olhos, e olhei, e eis um homem vestido de linho, e os seus lombos cingidos com ouro fino de Ufaz;
E o seu corpo era como berilo, e o seu rosto parecia um relâmpago, e os seus olhos como tochas de fogo, e os seus braços e os seus pés brilhavam como bronze polido; e a voz das suas palavras era como a voz de uma multidão.
E só eu, Daniel, tive aquela visão. Os homens que estavam comigo não a viram; contudo caiu sobre eles um grande temor, e fugiram, escondendo-se.
Daniel 10:4-7
Tenho um familiar com a doença . Faz muitos anos, mas agora começam a ser mais frequentes os surtos. Confesso não saber lidar. Estou buscando informações para aprender.
ResponderExcluir