Como havia dito antes, os funcionários estão se saindo bem no trato com os usuários, os ex-pacientes psiquiátricos e pacientes psiquiátricos.
Considero funcionários desde do psicólogo até o faxineiro, ou seja, quem trabalha no CAPS.
Porém estamos com falta de psiquiatras, que eu imagino devem chegar já. Já que a direção disse que logo deve ter ao menos um psiquiatra, já que até a última vez que estive lá no grupo de referência não havia NEM UM psiquiatra. E já faz tempo que não tem nenhum psiquiatra.
Apesar do bom entrosamento da equipe, ainda temos uns probleminhas chatos, que atrapalham a livre expressão:
Praticamente acabaram com os quadros de aviso no CAPS, ou seja, usuários podiam colocar avisos em quadros, mas agora esses quadros de aviso praticamente não existem mais.
Infelizmente estão preenchidos com coisas que só interessam aos técnicos. Coisas que deveriam estar afixadas na sala dos técnicos estão em quadros de aviso. Afixaram nos quadros de aviso, por exemplo, "DESACATAR FUNCIONÁRIO PÚBLICO É CRIME."
Naturalmente deveriam afixar isso na sala dos técnicos. No quadro de avisos deveriam estar ORIENTAÇÕES para os usuários.
Esse aviso "DESACATAR FUNCIONÁRIO PÚBLICO" parece mais uma ameaça. E uma ameaça bem covarde, diga-se de passagem.
No quadro de avisos deveria estar, por exemplo, leis que falam dos DIREITOS DOS USUÁRIOS DE SAÚDE MENTAL, e não leis sobre os direitos dos técnicos.
Afinal, o CAPS é para os usuários de saúde mental ou para os técnicos, funcionários?
É chato também ver que alguns funcionários do CAPS, apesar de estarem progredindo, ainda se mostram IRRESPONSÁVEIS.
Por exemplo, a chave da sala de computadores sumiu, e o responsável não aparece para explicar como aconteceu. É claro que a chave não foi embora sozinha. Realmente é triste se deparar com tamanha irresponsabilidade. Mas isso não é grave.
No passado eu falava da importância de ter uma assembleia SÉRIA no CAPS. Hoje em dia eu já estou consciente que não seria fácil fazer isso, pois não interessa aos técnicos.
Infelizmente a assembleia do CAPS continua sendo uma oficina e eu já não tenho interesse em mudar isso. Nem reclamo mais. Para quê?
Nota: falar desses coisas com os técnicos não seria possível. Apesar dos grandes progressos, eles ainda estão muitos fechados a conversa.
Vai demorar um tempo para que eles aprendam a conversar em vez de dar consulta.
Vai demorar um pouco para que aprendam a ver o momento certo de dar consulta.
Vai demorar para que aprendam que às vezes as pessoas querem conversar, e não serem consultadas. Há momento para tudo, mesmo num CAPS.
Vai demorar um pouco para que eles aprendam a TOMAR NOTAS das reclamações, e não debater e tentar fazer a cabeça de quem reclama.
Quanto a mim...
No momento eu estou TRABALHANDO MUITO, e mal consigo entrar na Internet. Por isso pode ser que eu demore a responder mensagens, comentários e emails.Na verdade essa postagem poderia ficar IMENSA de notas, mas infelizmente, não tenho mais tempo.
Até a próxima.
PAZ
Olá,
ResponderExcluirachei o seu blog por acaso quando pesquisava sobre os direitos dos usuários dos CAPS. Eu me tornei funcionária de um CAPS recentemente e, achei seu texto muito revelador. Infelizmente a realidade em outros CAPS que conheço ainda é assim como vc descreveu: há irresponsabilidade no trato com os usuários, faltam profissionais técnicos, etc.. Mas de forma ativa e escutando quem de fato é prioridade, que são os usuários, nós iremos transformar este quadro. Acredito nisso porque quero fazer parte dessas mudanças.. Obrigado pelo texto, Ezequiel.
Fico feliz que tenha apreciado, Ariadne. Mas, ATENÇÃO:
ExcluirHavia alguns poucos técnicos que queriam fazer alguma coisa para mudar a situação para melhor, mas infelizmente, eles eram AFASTADOS. É preciso muito cuidado para tentar mudar essa situação da saúde mental pública.