28.1.10

O CAPS é para servir os usuários de saúde mental ou os técnicos? - Últimos informes

Pra começar vou falar um pouco do CAPS Rubens Corrêa, que fica em Irajá, Rio de Janeiro, onde frequento.

Como havia dito antes, os funcionários estão se saindo bem no trato com os usuários, os ex-pacientes psiquiátricos e pacientes psiquiátricos.

Considero funcionários desde do psicólogo até o faxineiro, ou seja, quem trabalha no CAPS.

Porém estamos com falta de psiquiatras, que eu imagino devem chegar já. Já que a direção disse que logo deve ter ao menos um psiquiatra, já que até a última vez que estive lá no grupo de referência não havia NEM UM psiquiatra. E já faz tempo que não tem nenhum psiquiatra.

Apesar do bom entrosamento da equipe, ainda temos uns probleminhas chatos, que atrapalham a livre expressão:

Praticamente acabaram com os quadros de aviso no CAPS, ou seja, usuários podiam colocar avisos em quadros, mas agora esses quadros de aviso praticamente não existem mais.

Infelizmente estão preenchidos com coisas que só interessam aos técnicos. Coisas que deveriam estar afixadas na sala dos técnicos estão em quadros de aviso. Afixaram nos quadros de aviso, por exemplo, "DESACATAR FUNCIONÁRIO PÚBLICO É CRIME."

Naturalmente deveriam afixar isso na sala dos técnicos. No quadro de avisos deveriam estar ORIENTAÇÕES para os usuários.

Esse aviso "DESACATAR FUNCIONÁRIO PÚBLICO" parece mais uma ameaça. E uma ameaça bem covarde, diga-se de passagem.

No quadro de avisos deveria estar, por exemplo, leis que falam dos DIREITOS DOS USUÁRIOS DE SAÚDE MENTAL, e não leis sobre os direitos dos técnicos.

Afinal, o CAPS é para os usuários de saúde mental ou para os técnicos, funcionários?

É chato também ver que alguns funcionários do CAPS, apesar de estarem progredindo, ainda se mostram IRRESPONSÁVEIS.

Por exemplo, a chave da sala de computadores sumiu, e o responsável não aparece para explicar como aconteceu. É claro que a chave não foi embora sozinha. Realmente é triste se deparar com tamanha irresponsabilidade. Mas isso não é grave.

No passado eu falava da importância de ter uma assembleia SÉRIA no CAPS. Hoje em dia eu já estou consciente que não seria fácil fazer isso, pois não interessa aos técnicos.

Infelizmente a assembleia do CAPS continua sendo uma oficina e eu já não tenho interesse em mudar isso. Nem reclamo mais. Para quê?

Nota: falar desses coisas com os técnicos não seria possível. Apesar dos grandes progressos, eles ainda estão muitos fechados a conversa.

Vai demorar um tempo para que eles aprendam a conversar em vez de dar consulta.

Vai demorar um pouco para que aprendam a ver o momento certo de dar consulta.

Vai demorar para que aprendam que às vezes as pessoas querem conversar, e não serem consultadas. Há momento para tudo, mesmo num CAPS.

Vai demorar um pouco para que eles aprendam a TOMAR NOTAS das reclamações, e não debater e tentar fazer a cabeça de quem reclama.

Quanto a mim...

No momento eu estou TRABALHANDO MUITO, e mal consigo entrar na Internet. Por isso pode ser que eu demore a responder mensagens, comentários e emails.

Na verdade essa postagem poderia ficar IMENSA de notas, mas infelizmente, não tenho mais tempo.

Até a próxima.

PAZ

2 comentários:

  1. Olá,

    achei o seu blog por acaso quando pesquisava sobre os direitos dos usuários dos CAPS. Eu me tornei funcionária de um CAPS recentemente e, achei seu texto muito revelador. Infelizmente a realidade em outros CAPS que conheço ainda é assim como vc descreveu: há irresponsabilidade no trato com os usuários, faltam profissionais técnicos, etc.. Mas de forma ativa e escutando quem de fato é prioridade, que são os usuários, nós iremos transformar este quadro. Acredito nisso porque quero fazer parte dessas mudanças.. Obrigado pelo texto, Ezequiel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha apreciado, Ariadne. Mas, ATENÇÃO:

      Havia alguns poucos técnicos que queriam fazer alguma coisa para mudar a situação para melhor, mas infelizmente, eles eram AFASTADOS. É preciso muito cuidado para tentar mudar essa situação da saúde mental pública.

      Excluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you