3.1.10

Relato de uma familiar de esquizofrênico

Tenho um irmão que tem esquizofrenia, e quando vejo sua atuação na novela fico emocionada pois olho como perdemos tempo para identificar a esquizofrenia no meu irmão, por causa da falta de instrução da família e também dos médicos a instruírem a família... pois mesmo depois que a doença foi identificada o auxílio médico foi precário eles só diziam que ele tem que tomar remédio, prescrevem e nos mandam para casa e são completamente ausentes…e temos muitas perguntas como:

Como fazer um esquizofrênico a continuar a tomar o remédio????
Como fazer para ele aceitar a doença???
Devemos deixar ele expor suas ideias e suas visões mesmo sabendo que são absurdas ou não são reais?????

O SUS também não dá nenhum apoio para continuação do tratamento, somente algumas clínicas mas onde se mistura todos os tipos de doentes como os alcoólatras, dependentes químico, esquizofrênicos e outras doenças mentais, isto não é tratamento... eles ficam completamente dopados para não causar rebelião na clínica pedindo para ir embora e os psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais são completamente ausentes. Será que são muitos pacientes para poucos profissionais???

Não sabemos mais o que fazer... pois o tratamento particular é caríssimo... uma clínica, uma consulta com o psiquiatra, terapia, psicólogo…..é bem complicado...
Não temos vergonha dele... Amamos muito o Daniel... ele é maravilhoso... tem 31 anos e estamos há 5 anos em tratamento... ele já foi internado 4 vezes... é triste demais... o sofrimento de minha mãe é enorme... e é bem doloroso passar por isto...

E ver você na televisão atuando perfeitamente... algumas cenas são tão reais que acabo nem vendo você e sim o meu irmão Daniel ... e se o tempo pudesse voltar….eu consertaria algumas reações que tive... mas eu não sabia, não fui ignorante pq eu quis e sim por falta de instrução...

Mas hoje sou outra pessoa, pesquisei sobre a doença e procuro me informar mais para me comunicar com ele para quando sair da clínica, não precisar voltar mais...
O Dr. Castanho para mim é quase surreal nunca conheci nenhum médico tão dedicado como ele... mas é bom ele estar na novela para ve se incentiva aos outros psiquiatras mesmo os do SUS a mudarem a forma de tratar os pacientes e se comunicar com as famílias...
Tenho muita Fé em Deus!!! E sei que ele vai iluminar o nosso caminho para encontrarmos a Paz e a Felicidade ao lado do meu irmão!!!

Que Deus te abençoe!!!

Obrigada pela atenção...


Acima você vê um comentário deixado no blog do ator Bruno Gagliasso. O comentário foi da familiar do paciente psiquiátrico Daniel, diagnosticado como esquizofrênico.

Muito me emocionou esse comentário, ao ver o amor real dessa irmã ao ponto de pedir socorro ao Bruno Gagliasso, um ator. Bruno Gagliasso fez um esquizofrênico na novela Caminho das Índias, em 2009. Mas o que ele iria fazer para ajudar aquela familiar desesperada?

Fazer ele poderia fazer milagres, pois é uma figura pública. O problema é que se ele fizesse alguma coisa ele estaria indo contra os psiquiatras que mandaram fazer a novela, que retrata um tratamento que não existe.

O objetivo da novela era promover o SUS. Mas essa familiar mostra claramente que O SUS NÃO FUNCIONA!!!

Essa familiar reforça várias coisas que tenho colocado aqui.

Se vê que ela conhece bem o que acontece dentro dos hospitais psiquiátricos, o que prova que ela esteve bem perto de seu parente sempre.

Na verdade, a Reforma Psiquiátrica virou uma briga política EGOISTA. Sem dúvida a lei da Reforma é ótima, mas infelizmente ela não é cumprida. E por isso muitos morrem. Até mais que quando havia a predominância do TRATAMENTO ASILAR, ou seja, mais do que quando as pessoas ficavam mais tempo internadas.

Isso que eu queria que essa brava familiar soubesse.

Precisamos de uma Reforma na saúde do Brasil

No momento acontece uma reforma da saúde nos Estados Unidos. E, francamente, acho que o Brasil também precisa de uma reforma na saúde, mas uma reforma de verdade, pois as reformas que aconteceram foram reformas corporativistas, ou seja, reformas feitas por profissionais.

E não precisamos de reforma psiquiátrica apenas, mas UMA REFORMA EM TODA A SAÚDE. Precisamos de uma reforma POPULAR, como acontece nos Estados Unidos.

Brava familiar, o Bruno Gagliasso, nem respondeu ao seu comentário, pois não tem ideia do valor de suas palavras. Mas pode ter certeza que você será sempre importante para mim.

E pode contar comigo.

Um comentário:

  1. Anônimo9:56 PM

    Também tenho um irmão esquizofrênico. Entendo perfeitamente a tua angústia. Sei o quanto é difícil lidar como uma pessoa assim. E o quanto é difícil conseguir tratar essa pessoa. Meu irmão ainda tem mais um agravante, usa drogas. O que só piora o seu estado. Minha mãe já não sabe o que fazer e eu me vejo de mãos atadas sem poder ajuda-la. Essas clínicas e hospitais públicos são exatamente assim como você descreveu. Infelizmente a saúde no Brasil ainda não é o que deveria ser.
    E repito a tuas perguntas:
    - Como convencer um esquizofrênico a tomar o remédio?
    - Como fazer para ele aceitar a doença?
    E acrescento: Como conscientiza-lo de que precisa de tratamento?

    Acorda Brasil!! Acorda Governo!! Precisamos de apoio e ajuda na área da saúde.

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you