24.1.10

OS CASARÕES - Capítulo 5 (Relato: O louco fala uma língua, o doutor outra)

OS CASARÕES




IRMÃOS GÊMEOS - CAPÍTULO 5


Ele nem percebeu quando foi levado da emergência do hospital para outra “ala”. A confusão em sua mente crescia sem parar. Ninguém queria falar com ele, exceto um carinha. O rapaz falava com dificuldade, então Estêvão tinha problemas para entender. “Famo cher tranferido!” Ele sempre atraía Estevão para as janelas, de onde eles podiam ver o pátio com o grande movimento de ida e vinda de ambulâncias. O rapaz estava sempre dizendo para o Estevão: “Famo cher tranferido!”. Estêvão só dizia que não podia entender.

Apesar de Estevão estar num delírio crescente, o rapaz insistia tanto que Estevão acabou entendendo que ele estava tentando dizer “vamos ser transferidos!”. Naquele momento Estêvão estava tentando encontrar alguma explicação que não era dada pelo pessoal de branco lá. Então ele fantasiava que estava no céu, cercado de anjos de branco, pessoas superiores, perfumadas, que não falavam com pecadores sujos como ele. Talvez ele estivesse numa maternidade e fosse o espírito de um bebê que estava para nascer. Opções convenientes e agradáveis. Paliativos.

Quando o cara dizia “vamos ser transferidos” Estevão pensava “será que vamos nascer? Será que vamos ser transferidos para um mundo de seres iguais? Um mundo onde todos falam com todos, sem diferença?” Sua mente insistia na teoria de que ele e o rapaz eram espíritos de bebês prestes a nascer. Talvez fossem nascer como irmãos gêmeos. Neste lugar ninguém falava com ele, ninguém o considerava humano. Com exceção do rapaz, claro. O cara quase o trazia de volta a realidade quando dizia “temos que falar com fulano de tal sobre nossa transferência.”

O cara o levava para alguma porta e dizia: “temos que esperar por fulano de tal.” O cara andava de um lado para o outro com as mãos nas costas, e Estêvão, como uma sombra, imitava cada gesto. Mas eles nunca falaram com ninguém. O pessoal de branco os ignorava. Estêvão falava com o rapaz e o rapaz falava com Estêvão. Um com o outro, o outro com um.

Estêvão pensava: “esse cara fala enrolado. Talvez ele seja de outro país. Talvez esteja tentando falar português. Mas talvez eu seja do país dele! Deve ser por isso que ninguém quer falar com a gente! Então Estevão começou a falar com o rapaz em inglês. O rapaz sorria, intrigado, tentava esquivar e por fim tentar levar Estêvão para as janelas para ver as ambulâncias indo e vindo, talvez efetuando alguma transferência. Um dia o rapaz tentou arrastar estevão mais uma vez, dizendo: “vamos ser transferidos agora!” Mas Estêvão se recusou a seguí-lo. Não importa o que aconteceu, mas desde aquele momento Estevão nunca mais viu o rapaz.

Explicação do capítulo - O louco fala uma língua, o doutor outra

Este capítulo insiste no fato que um tratamento indiferente enlouquece mais ainda as pessoas. Por fim, chama a atenção para o fato que quando um paciente psiquiátrico tentava falar com o psiquiatra era sempre ignorado, como se fosse invisível. Como se o paciente psiquiátrico falasse uma língua que o doutor sequer pudesse entender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you