10.1.10

O que significa sonhar com barco - por Karl Abraham

Um de meus pacientes sonhou que estava viajando em um barco, que do mar entrou num canal. O barco avançou até uma espécie de marisma, e ali o sujeito se encontrou com um condutor que conduzia sua carruagem em direção oposta.

O barco e a carruagem são facilmente compreensíveis neste contexto como SÍMBOLOS GENITAIS MASCULINOS, o canal lamacento representa as entranhas da mãe, as entranhas da terra. Segundo a teoria infantil, a concepção e o nascimento têm lugar ali.

Extraído do livro Clinical Papers and Essays on Psycho-Analysis


Acima vemos a interpretação de um sonho com barco, pelo psicanalista Karl Abraham. Karl Abraham foi discípulo de Sigmund Freud. Coloquei isso aqui para mostrar as coisas doidas que muitos psiquiatras, psicólogos e psicanalistas imaginam.

Não quero provocar ninguém. É que eu já disse aqui que alguns psiquiatras precisam de mais ajuda que a maioria dos pacientes psiquiátricos. E eu me preocupo com eles. Sinceramente.

QUE TIPO DE MENTE DOENTIA CONSEGUE VER UM PÊNIS NUM SONHO DE UM BARCO?

Me desculpem se ofendo com esse meu termo.

Ao ler sobre esse sonho pela primeira vez eu imaginei tudo: quem sonha com um barco assim quer viajar para Veneza, ou talvez para o Amazonas...

Mas SÍMBOLOS GENITAIS MASCULINOS????

Sinceramente, esse Karl Abraham devia ver SÍMBOLOS GENITAIS MASCULINOS por toda parte. Ao dormir ele devia contar pênis, em vez de carneirinhos...

Mas falando sério... há muito tempo que tenho percebido que muitos psiquiatras e psicólogos e psicanalistas tinham grilos, problemas sérios, complicações que eles buscavam sanar se tornando psiquiatras, psicólogos, psicanalistas...

Claro que nem todos psiquiatras, etc. tem esses problemas.

Muitos psiquiatras e profissionais de saúde entram na profissão para ajudar a criar um mundo melhor, mas outros entram como uma forma de se entender, de se tratar. Eles sabem que têm algo muito estranho neles, mas não iam querer admitir. Iam querer se tornar psiquiatras, etc. em vez disso.

Se você é psiquiatra e tem esses problemas, por favor, não fique zangado comigo por falar disso aqui.

Para quem entra nessas profissões para se tratar só posso adiantar que não é o melhor caminho.

Mas nas postagens seguintes darei algumas dicas para ajudá-los a lidar com isso.

Sinceramente.

8 comentários:

  1. Anônimo7:46 AM

    paciente psiquiátrico adora se identificar com rebeldes sem causa, como o Raul Seixas, um transgressor da sociedade.
    várias pessoas são drogadas, vagabundas e alcoólatras graças a esse ídolo que não contribuiu para desenvolver a sociedade.ele é um ídolo de gente que não gosta de responsabilidade e estão na vida a passeio, os considerados malucos beleza que causam prejuízos na família e na sociedade com seus ideais libertinos.os ouvintes do raul seixas são os drogados, pessoas que não gostam de trabalhar e de hábitos sexuais promíscuos,são as adolesentes grávidas e útopicos que pensam demais na vida e não contribuem em nada na sociedade, são o lixo da sociedade. essa cambada causa prejuízo ao trabalhadores que soam a camisa e tem seriedade na família e na sociedade e os filhos desses são profissionais de sucesso, enquanto os filhos dos outros são os pacientes psiquiátricos, os bandidos das cadeias e os aposentados precocemente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3:25 AM

      Meu filho, você é realmente um Tolo, Raul Seixas Foi é e sempre será um Rei, o cara, pessoas que gostam dele, são pessoas inteligentes, que gostam da verdade, e principalmente da liberdade, pessoas que tem a mente aberta e nao manipuladas como a sua,essas pessoas que julgam essa sociedade "Dos malucos beleza" logico que sao profissionais de sucesso, sao pessoas complemetamente feliz hahaha pelo menos mostram isso, mais na verdade nao tem nada na alma, sao tolos, pessoas manipuladas pelo sistema, e se muitas pessoas que é fâ do raul seixas,vivem no pisquiatra, é pq sabem sobre a verdade enxergam a injustiça no mundo, e sofrem por ver isso, tanto que ver tanta hiprocisia, falsidade, injustiça, dessa sociedade ridiicula, e mente fechada, que precisa ir num analista, num piscologo, ou pisquiatra, pra conversar desbafar, grita pra alguem o sofrimento, essas pessoas são inteligentes, são de ouro, que sofrem pelo mundo e querem o bem, que liberdade pra dentro da cabeça, que mostra pras pessoas que elas são humanas e nao obejtos para serem manipulados, e mostra pro tolos como voce que voces tem o poder de pensar, que voces são donos de suas proprias mentes ou seja,pense não é ilegal ainda!

      Excluir
  2. Anônimo3:01 PM

    Sem dúvida quem se identifica dessa maneira não pode ser chamado de rebelde sem causa, nem transgressor da sociedade.

    Mas quem SEGUE a filosofia de Raulzito, ou tenta seguir, pode ser chamado de rebelde sem causa.

    Pois praticamente todas as pessoas que experimentaram problemas psiquiátricos se identificam com Raul Seixas.

    Mas nem todos que experimentaram problemas psiquiátricos SEGUEM os conselhos de Raulzito.

    As pessoas querem liberdade de expressão, mas nem sempre vão atrás dela.

    Claro que tais pessoas não são o lixo da sociedade. Pois viver de acordo com seus próprios valores nem sempre vai atingir a sociedade.

    VAI ATINGIR OS PRECONCEITOS E O PUDOR DA SOCIEDADE.

    Raul Seixas não mandava ninguém ferir ou explorar ninguém.

    Apenas "Faz o que tu queres há de ser tudo da Lei".

    O que Raul Seixas defendia era simplesmente liberdade de expressão.

    Mas, belo comentário. Obrigado por comentar.

    ResponderExcluir
  3. prezado: Karl Abraham nasceu no seculo 19 (Bremen, 3 de maio de 1877 - Berlim, 25 de dezembro de 1925), fazia a leitura da época, dentro do que à época era o mais avançado, pois até a psicanalise surgir, se acreditava que os transtornos eram causados ou pelos demonios ou pelos humores. então não faça uma leitura de um texto de mais de 100 anos como se fosse hoje.
    além do mais, até hoje falar de sexualidade, de desejo ainda é um problema, imagina naquela época.
    cada momento tem seu valor.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo2:11 AM

    Obrigado por comentar, klb.

    Só quero lembrar que quem acreditava que os chamados transtornos mentais eram causados por demônios eram pessoas de fora da medicina, e naturalmente até hoje muitos acreditam nisso.

    Na verdade por volta de 400 a.C Hipócrates JÁ dizia que DOENÇA MENTAL tinha uma causa natural e que não tinha nada a ver com mágica, demônios ou bruxaria.

    Vamos falar sério e admitir que a psiquiatria não mudou muito com o tempo.

    Pois sabemos que faltam exames objetivos na psiquiatria para comprovar as coisas, já que sabemos que na MEDICINA NORMAL tudo é examinado com exames de laboratório, enfim exames objetivos, exames CONCLUSIVOS.

    (Como infelizmente não é possível na psiquiatria.)

    Outra coisa. Há um ditado que diz: quem esquece sua história corre o risco de repeti-la.

    Coloquei esse texto, pois vários psiquiatras e psicanalistas ainda agem dessa forma nos dias de hoje.

    Nem todos são assim, como costumo dizer, mas a mensagem é mais para lembrar, para que a coisa pare de se repetir.

    ResponderExcluir
  5. Letícia9:18 AM

    Olá, Ezequiel,
    Lendo sua postagem acredito, me corrija se eu estiver equivocada, que vc talvez tenha tido uma visão taxativa em algumas de suas afirmações...
    Qto à afirmação de Abraham, desconheço este livro, mas sou leitora de Freud e tenho o seguinte pensamento: a associação de barcos, etc com órgãos genitais tem relação com uma teoria construída (psicanalítica) e só pode ter essa interpretação (q é diferente de afirmação) dentro de um contexto...ou seja...de nada vale esses livros de sonhos vendidos que dizem o que tal sonho significa, pois é necessário saber a história do sujeito e daí sim fazer as correlações...
    Realmente a teoria psicanalítica tem como base explicações pautadas na sexualidade humana, mas isto não pode ser generalizável. No entanto, acredito que há muitos profissionais da saúde mental acabam fazendo justamente o contrário e isso colabora para as pessoas pensarem de forma distorcida a respeito desta teoria.
    Outro ponto: que os psiquiatras, psicólogos, e demais psis escolham a profissão para "se entender" ou "se tratar", etc. Concordo que este não é o melhor caminho...poderia muito bem fazer terapia em vez de esconder-se por trás de uma capa de psi.
    Afinal, o que nos faz escolher qualquer profissão? O que faz um médico escolher ser médico? um cineasta, cineata? Se entrar na história de cada uma dessas pessoas irão ser encontrados os mais diferentes motivos...tão diferentes que seria errôneo apresentar afirmações tão categóricas quanto as motivações de escolha de qualquer categoria profissional...

    ResponderExcluir
  6. Sempre que vejo psicólogos, psicanalistas e psiquiatras imagino que, pra eles, tudo que tem ponta é pênis, tudo que não tem é vagina, útero, entranhas...
    Não se pode dizer "eu amo minha mãe" na frente dum pessoal desse... Tá f***, vai dizer que tem um desejo inconsciente e patatí-paratí-paralálalá

    Falando do texto aqui...
    não vou dizer que é perfeito, mas é uma opinião que vem sacudir um pouco das taras desses profissionais, penso mesmo que alguns elegem esse diploma como autoafirmação às suas taras sobre os outros...

    ResponderExcluir
  7. Rafaela2:21 AM

    Para mim Freud era mais um idiota que achava que sabia das coisas e encontrou idiotas maiores ainda para acreditar nele.aliás hoje em dia o que não falta são pessoas dizendo bobagens e ganhando aplausos e sendo levados a sério.Uma sociedade que se gaba de uma racionalidade falsa que serve de disfarce para continuar alimentando suas ilusões ,vivendo numa total alienação.

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you