20.11.13

Brasil 3X4 Nigeria - Atletas lutando contra o racismo e a segregação social

Quarta-feira, 31 de julho de 1996. O jogo do Brasil ia começar às 18:00 h e eu estava trabalhando em Copacabana, e eu saí do trabalho por volta de 18:00, portanto não seria possível ver o jogo em casa. Por isso eu parei num bar na Rua Miguel Lemos e comecei a ver o jogo lá. Quando eu vi que o Brasil já estava ganhando por 3 a 1 eu decidi ir para casa, pois achei que o jogo já estava decidido.

Mas ao chegar na Leopoldina eu vi que a Nigéria fazer um gol no final do jogo... eu pensei que a Nigéria tinha diminuído o placar para 3X2, mas na verdade, a Nigéria estava empatando o jogo e levando a partida para a prorrogação! Eu tive que parar de frente para a televisão de um bar de novo...

Logo a Nigéria fazia o "Golden Goal", e eu ouvia o Galvão Bueno dizer "Acabou! Terminou. Termina o jogo. Termina a prorrogação. Termina o sonho do ouro no futebol para o Brasil."

Melhores Momentos Brasil 3x4 Nigéria Olimpíadas 96 Globo


Nigeria Vs Brazil 1996 Olympic Semi-Finals


O Brasil ficou com a medalha de bronze no futebol, nessas Olimpíadas.

Jogos Olímpicos 1996 - Brasil medalha de bronze.

Me lembro que o time do Brasil foi criticado, os estrangeiros disseram que faltou espírito olímpico aos brasileiros, pois a nossa seleção sequer queria festejar o bronze.

XXVI OLIMPÍADA ATLANTA - 1996

"A Nigéria teve como grande mérito acreditar sempre, ter a audácia...", disse Galvão Bueno.

A virada da Nigéria foi histórica. A seleção de um país pobre conseguiu virar o jogo contra o poderoso Tetra campeão, Brasil. Histórico.

Nigéria é um país pobre, que era colônia do Reino Unido até 1960. Ou seja, Nigéria apenas se tornou independente em 1960. A língua oficial da Nigéria é o inglês, a língua dos colonizadores, mas a maioria do povo mal fala inglês! Somente a classe alta da Nigéria fala inglês... O resto da população "arranha" no inglês, ou seja, a maioria apenas fala um pouco inglês.

A Nigéria se tornou campeã olímpica no futebol, um esporte da classe alta, um esporte de lordes britânicos, que por ironia foram seus colonizadores.

No Brasil, há também um clube de pobres, um clube que surgiu humildemente, e conseguiu vencer poderosos times grandes, de ricos. Esse time humilde também conseguiu vitórias históricas. Esse time veio da terceira divisão do futebol de seu estado e só tinha jogadores de classe baixa, que mal tinham onde morar. E quando esse time foi criado, ninguém acreditaria nas conquistas que ele obteria.

Perdendo de 3 a 0, na casa do adversário, no estado do adversário, e com um jogador a menos, esse time virou o jogo e venceu por 4 a 3, se sagrando campeão. O jogo passou a ser considerado a Virada do Século. Enquanto esse time de origem humilde perdia por 3 a 0, todos os torcedores dos outros times de seu estado soltavam fogos e comemoravam.

Porém o Vasco da Gama fez a Virada do Século e se tornou campeão.

Palmeiras 3 x 4 Vasco (Copa Mercosul 2000)


A virada do Vasco sobre o Palmeiras passou a ser considerada histórica, assim como a vitória da Nigéria sobre o Brasil. Veja Dez viradas espetaculares do futebol.

O Vasco da Gama começou pequeno, veio da terceira divisão, sempre foi um time humilde. A discriminação contra o Vasco foi desde o início, pois o Vasco foi fundado por portugueses, e infelizmente a lusofobia aqui no Brasil é muito forte. E além disso, o Vasco aceitava negros em sua equipe, ao contrário dos outros grandes times do Rio, que só aceitavam pessoas de classe alta. Veja um pouco da história do Vasco da Gama contra o racismo:

"O Vasco teve a ideia de adotar o preto e o branco porque são cores que se encaixam na ideia de uma comunhão de etnias (já que foi o primeiro clube do Brasil a lutar contra preconceitos raciais e sociais)."
Fonte: Wikipedia.

"Nos anos seguintes à estreia na terceira divisão, o nível do time vascaíno foi melhorando, certamente graças ao atrevimento de não discriminar negros e mulatos. Apesar de ser basicamente um clube de colônia, o Vasco seguia a boa tradição portuguesa da mistura, ao contrário dos tradicionais grandes clubes de futebol do Rio."

"Ao contrário dos grandes clubes de futebol do Rio, desde a sua fundação o Vasco esteve aberto a brasileiros de toda as origens e classes sociais, além dos portugueses..."

"A princípio, os clubes grandes nem ligaram para a entrada do Vasco na série A em 1923. Que é que podia fazer um clube de segunda divisão, cuja maioria dos jogadores residiam em alojamentos na Rua Morais e Silva, ao lado dum campinho de treinamento tão ruim que nem para jogos oficiais servia? Os portugueses do Vasco, pensavam eles, que botassem no seu time quantos crioulos quisessem, mas tudo continuaria como sempre foi, com os brancos vencendo os campeonatos e os pretos nos seus lugares, nos clubes pequenos."
Fonte: site não oficial C.R. Vasco da Gama.

Tanto o time da Nigéria quanto o time do Vasco representam a vitória das classes pobres sobre as classes ricas, a vitória da miscigenação contra o racismo e a segregação.
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you