29.11.13

Estatísticas do transtorno bipolar

Um vídeo sobre transtorno bipolar mostra um "gráfico do humor", que mostra os ciclos do transtorno bipolar na vida de um paciente. O vídeo está em inglês, portanto compartilho o link mais abaixo, no texto em inglês, no fim da publicação.

"Neste paciente, como acontece com vários pacientes com transtorno bipolar, os episódios depressivos se tornam o aspecto mais prominente da doença ao passo que a pessoa fica mais velha."

Aqui no blog PACIENTE PSIQUIÁTRICO, eu publiquei o texto Algumas pessoas saram do transtorno bipolar, que é uma tradução do texto Some People Outgrow Bipolar Disorder. Esse texto explica que, segundo uma pesquisa, quase metade das pessoas diagnosticadas com transtorno bipolar entre 18 e 25 anos superam a doença por volta dos 30 anos, ou seja, saram. Novamente, isso é ESTATÍSTICA.

Meu objetivo ao compartilhar isso não é fazer com que as pessoas abandonem seus tratamentos, mas sim fazer com que as pessoas entendam que podem melhorar SIM. Um acompanhamento terapêutico DE QUALIDADE sempre é bom, mas em um momento da vida da pessoa ela poderá ter tratamento apenas com psicólogos ou psicanalistas, ou com psiquiatras mas sem os psicotrópicos, o que significaria uma melhor qualidade de vida.

Esta publicação é direcionada principalmente a alguns blogueiros:
Memórias de um esquizofrênico
Nancie Flor
ESPELHODÁLMA

Eu luto para que as pessoas tenham BOM ATENDIMENTO, e não que abandonem seus tratamentos. Quando não estamos satisfeitos com o atendimento do SUS, o ideal é lutar para que haja melhores atendimentos de maneira pacífica, em vez de deixar o acompanhamento. (E se for para deixar o acompanhamento do SUS, que seja como PROTESTO!) Os psicotrópicos podem causar sequelas numa interrupção, o melhor é ser supervisionado por um profissional ao deixar de tomar uma medicação, para retirar o medicamento sob orientações de um médico, para a segurança do paciente. Se um paciente psiquiátrico recebe benefício e não faz acompanhamento de saúde mental a perícia pode SIM exigir que a pessoa tenha um acompanhamento. O paciente não é obrigado a tomar a medicação, mas deve ter algum acompanhamento terapêutico (com terapeutas ocupacionais ou psicólogos, talvez) para justificar o recebimento do benefício, não acha?

Como indicado acima, os episódios de mania diminuem muito quando a pessoa fica mais velha, daí cabe à pessoa evitar a depressão, sabendo que esse é o ponto que é mais prominente ao passo que a pessoa fica mais velha. Portanto, você deve fazer um esforço para fazer alguma atividade quando surgir desânimo, pois não é um bom sinal. Por isso, mesmo quando você estiver desanimado para fazer alguma coisa, faça um esforço e FAÇA, dessa forma você estará afastando cada vez mais a depressão. Evite desistir de fazer coisas nesse período, sabendo que ESTATISTICAMENTE depressão acontece mais e mania se torna raro. Lembre-se que sua determinação vai beneficiá-lo(a) mais do que você imagina.

Ao olhar o blog da Vanny que eu pude me lembrar que eu tinha traduzido o texto sobre a recuperação de bipolares. Ela fala sobre os preconceitos que pessoas diagnosticadas com transtornos mentais sofrem, inclusive muitas mães e avós são afastadas das crianças por causa desses preconceitos.

Obrigado a todos.

Video UNDERSTANDING BIPOLAR DISORDER at 01:06 = "In this patient, as with many patients with bipolar disorder, depressive episodes become the more prominent aspect of the illness as the person ages."
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you