24.11.13

Segregação prejudica a saúde mental

O consultor de saúde mental dos EUA, Fred Cohen, disse:
"Se a pessoa estiver doente mentalmente ao ser levada para segregação, essa pessoa piora, invariavelmente. Se a pessoa não estiver doente mentalmente, o risco de ficar doente mentalmente é muito alto por causa do isolamento. Algumas pessoas dizem que não, mas na minha experiência, as pessoas que são tão excluídas socialmente e tão frágeis psicologicamente, ficam sem nenhum tipo de apoio social, sem nenhum tipo de estímulo psicológico, e elas simplesmente desabam."

O consultor de saúde mental explicou que as pessoas ficam doentes mentalmente quando são colocadas em isolamento, portanto não se justifica amarrar ou segregar pacientes psiquiátricos, pois isso os deixa mais doentes. Veja no fim desta publicação o texto original, em inglês, e o link para o vídeo em que o consultor Fred Cohen fala.

A blogueira Sabrina descreveu como ela se sentiu ao ser amarrada na cama:

"...eles me seguraram e me amarraram na cama, me deram uma injeção e tudo o que queria era me machucar. Enquanto eles amarravam meus pés eu socava minha cabeça, quando eles amarraram minhas mãos eu passei a bater a cabeça na parede, ai eles afastaram a cama da parede e eu não consegui fazer mais nada, foi horrível, uma das piores experiências da minha vida. Fiquei exatamente três horas e meia olhando para o teto chorando, prometendo para Deus e o mundo que eu nunca mais iria encostar um dedo em mim mesma, papo furado, claro, mas na hora você prometeria qualquer coisa, qualquer coisa para sair dali. É como se você virasse algo muito menor que um ser humano, consegue imaginar? Eles te tiram tudo, absolutamente tudo, você não pode sequer ir no banheiro se precisar, você precisa implorar até para isso, até para ganhar um copo de água, você deixa de ter qualquer pingo de orgulho próprio, você é só um prisioneiro, sem direitos, sem nada. Você faria de tudo para ter direito às coisas mais simples e básicas. E isso é perigosíssimo, os enfermeiros têm um poder em mãos, com aquelas faixas e camas, enorme e nós, os internos, só podemos torcer para que eles sejam humanos o suficiente para nos deixar usar o banheiro, para nos servir água quando precisamos, essas coisas, nos dar o mínimo de dignidade que nós merecemos e precisamos."

Um procedimento HUMANO não seria um psicólogo ou psiquiatra falar com a pessoa e buscar acalmá-la, em vez de largarem-na sozinha?

Veja o texto completo da Sabrina em Minha ausência.

Esse tipo de situação que a Sabrina passou acontece com frequência em instituições psiquiátricas. E como o ESPECIALISTA Fred Cohen explicou, a pessoa fica pior por causa desse tipo de tratamento desumano.

As pessoas da sociedade em geral precisam entender que esse tipo de procedimento deixa a pessoa pior. As pessoas da sociedade e familiares de pacientes psiquiátricos precisam ser informados que amarrar pacientes psiquiátricos na cama NÃO deveria ser tolerado DE FORMA ALGUMA, pois deixa a pessoa deprimida devido a humilhação sofrida.

Fred Cohen - Mental Health Consultant FRONTLINE, from 02:19 to 02:49:
"If you're mentally ill when you go into segregation, you're going to become worse, invariably. If you're not mentally ill, the risk of becoming mentally ill is very high from isolation. Some people dispute that, but in my experience, the people who are so unsocialized and so psychologically fragile to begin with are deprived of any kind of social support, any kind of psychological stimulus, and they just fall apart."

-

Um comentário:

  1. Eu lih o blog dela... tenso! Mesmo sabendo desse risco, de ficar piór, há 1 mês eu tava pedindo pra me internarem... mas felizmente a ajustada na medicação deu efeito positivo... abraço!

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you