25.3.14

A destruição da família - Pacientes psiquiátricos viram mendigos

Veja, na parte de baixo, vídeo que fala sobre homeopatia.

"Cuido do meu irmão com esquizofrenia crônica, ele não aceita tomar remédios e por isso eu coloco na comida ou suco, realmente me sinto uma enfermeira dele e as vezes me sinto muito estressada, mas penso que em determinados casos como do meu irmão que fala coisas sem sentido, desorganização mental, deixá-los com pessoas estranhas longe da família é cruel, nós que assumimos a responsabilidade de cuidar temos sim que ter apoio do Estado financeiro e disponibilizar agentes de saúde para acompanhamento periódico."

Comentário da leitora chamada Maria na postagem Cuidar do paciente psiquiátrico é dever do Estado e não da família

Maria, se seu irmão fosse devidamente acompanhado pelos profissionais certos, ele poderia se recuperar ao ponto de produzir até alguma renda. Eu encontrei nos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) excelentes terapeutas ocupacionais que conseguem tais resultados. O problema é que o sistema de saúde público NÃO contrata terapeutas ocupacionais o suficiente para atender a demanda. A desorganização mental dele pode ser melhorada com um acompanhamento mais próximo de profissionais. O problema é que o sistema de saúde público NÃO contrata sequer um número razoável de psiquiatras; atualmente, os psiquiatras apenas olham para os pacientes por alguns minutos e prescrevem um psicotrópico qualquer ou fazem um "ajuste da dosagem".

Outros tratamentos alternativos poderiam ser fornecidos pelo SUS, que talvez seu irmão aceitasse melhor. Existe a homeopatia, por exemplo, que o SUS deveria fornecer para um número maior de pacientes psiquiátricos.

Veja Unesp Ciência - Medicamentos Alternativos (Homeopatia)

Nessa mesma postagem Cuidar do paciente psiquiátrico é dever do Estado e não da família, outra pessoa tinha comentado:

"...concordo que diante do quadro atual os familiares não deveriam interferir com a "liberdade" de seus entes queridos portadores de transtorno mental, mas acho que você pode imaginar o quanto é difícil para um pai ou mãe expulsar de casa um filho alucinado e deixá-lo correndo perigo, quando sabe que ele não tem culpa do que está lhe acontecendo. Por isso mesmo, essa política do Estado de transferir o cuidado do paciente para a família despreparada se torna ainda mais oportunista, cruel e desastrosa."

SIM, é uma política oportunista. Este oportunismo se evidencia no fato de contratarem poucos psiquiatras para atenderem muitos pacientes. O vídeo abaixo mostra pessoas que foram morar na rua, geralmente por problemas de relacionamento com a família; e muitos desses sem teto têm doenças físicas e/ou mentais.

Unesp Ciência - 27/10/2013 - Andarilhos e Medicamentos Alternativos



Este mesmo vídeo explica que, na política do SUS, quanto mais pacientes um médico atende, mais ele recebe. Por isso as consultas são curtas, e por isso existem poucas opções de tratamento alternativo no SUS. O vídeo também fala sobre os enormes DESVIOS de verbas da saúde. E o vídeo mostra algumas manifestações de pessoas batalhando para que haja mais opções de tratamentos alternativos no SUS, como a homeopatia.

Um comentário:

  1. Anônimo10:40 PM

    "8. Lembra-te de santificar o dia de sábado.* 9. Trabalharás durante seis dias, e farás toda a tua obra."
    Êxodo, 20 - Bíblia Católica Online

    Leia mais em: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/exodo/20/

    Uma obra em 6 dias. Por que a obra não é fazer um planeta?

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you