24.3.14

O ajudante do pastor (A verdadeira vida de Ezequiel)

O que leva uma pessoa crescida na igreja a cometer delitos tão graves e covardes, como estupro? A culpa não é da igreja. A igreja pode ter outras culpas, mas não pode ser culpada por toda a maldade e cinismo humano.

"'Vem cear', o Mestre chama -'vem cear'.
Mesmo hoje tu te podes saciar;
Poucos pães multiplicou,
Água em vinho transformou,
Vem, faminto, a Jesus, 'Vem cear'."

Eu pouco entendia o que acontecia na igreja, mas observei que sempre que o dirigente do culto começava a cantar esse hino, começavam a distribuir pãezinhos e refresquinho. Quando eu ia pegar o meu, não me deixavam pegar. Eu via todos os adultos comendo o pãozinho e tomando o refresquinho, e eu só ficava com água na boca...

Quando eu cresci mais, passaram a me dar algumas moedas antes de ir para a igreja, para que eu desse a oferta. Eu adorava dar oferta. Era divertido. Pouco a pouco eu passava a entender o que acontecia na igreja. Já entendia que eu acreditava ser um lanchinho era, na verdade, a Santa Ceia.

Haviam várias apresentações na igreja:
Havia o grupo jovem, o grupo infantil, o coral... eu sonhava em um dia participar de algum desses grupos, nunca participei. Por fim passei a me interessar mais pelas pregações, a hora do sermão, que geralmente acontecia no final do culto. O resto do tempo eu passava dormindo.

O missionário
Em dias determinados, viam convidados especiais para pregar. A pregação que mais marcou minha memória foi a do missionário:
- Eu comecei a ler a Bíblia no meio da rua, então eu me senti tomado pelo Espírito de Deus. Aleluia! Eu fui lendo a Bíblia e o Espírito Santo de Deus foi tomando conta de mim. Quando eu acabei de ler, eu observei que já estava chovendo há horas. Mas chovia em todo lugar, menos onde estava. Um círculo me protegia da chuva! Chovia ao meu redor, mas nem uma gota me molhou!
Os irmãos vibravam, e eu observava pasmo, e imaginava a cena. E sonhava em um dia ser missionário...

Línguas estranhas
Ao estudar idiomas, difícil não vir a mente o nome de um dos maiores poliglotas da história: o apóstolo Paulo de Tarso. Não sei ao certo quantas línguas Paulo falava, mas sem dúvidas, foi um dos maiores poliglotas da história da humanidade. Paulo de Tarso era turco, mas falava aramaico, língua que usava para conversar com os outros discípulos, falava latim, língua que usou ao enviar várias cartas aos romanos, e também falava grego, pois também temos algumas cartas de Paulo para os gregos. Interessante observar que Paulo mandava cartas em línguas estrangeiras. Na época do apóstolo Paulo de Tarso, a escrita era bem atrasada; daí dá para observar o alto nível linguístico de Paulo, pois ele escrevia cartas longas em vários idiomas, apesar da limitação da escrita da época.

Em uma das cartas de Paulo, ele falou sobre línguas estranhas. Muitos cristãos acreditam que ele se referia a línguas de outro mundo. Mas, como eu sei que ele foi um poliglota, parece-me óbvio que ele estava falando de línguas dos homens, que ele dominava como ninguém; línguas dos homens que poderiam ser usadas para pregar o Evangelho a toda criatura, um mandamento de Jesus de Nazaré.

Como um riso de deboche, um de meus irmãos de pai e mãe imitava as línguas estranhas faladas pelos irmãos da igreja:
- Tripalabalá!!!
Depois ele dava gargalhadas...
Ele também zombava de um tio que era considerado doente mental. Ele imitava o nosso tio, dando gargalhadas. Ele sempre adorou zombar da fé e do sofrimento das pessoas. Na época em que ele me visitava nos manicômios, ele sempre zombava de todos os pacientes, sempre às gargalhadas.

Quando um outro tio nosso teve um derrame, ele comentou, sempre zombando:
- Tio Walter era gordo, agora que teve um derrame, ele está magrinho.
Eu tinha saído do manicômio recentemente, e eu estava preocupado, pois estava engordando um pouco, o que poderia significar riscos maiores para minha saúde; pois eu poderia desenvolver outra doença se não evitasse engordar. Aí, esse meu irmão começou a zombar de mim também, sempre com um sarcasmo assustador, uma frieza que sempre me deixou intrigado:
- Tio Walter ficou magrinho depois do derrame. Ha, ha, ha! Se você quiser emagrecer, basta ter um derrame, que vai ficar magrinho. Ha, ha, hah!!!
Sem dúvida, esse é um dos seres humanos mais monstruosos que eu já conheci. Eu tentava sempre falar para ele sobre o amor ao próximo, a honestidade... mas ele sempre cortava o assunto com uma zombaria sarcástica.

Uma vez ele zombou de um rapaz deficiente visual, que precisava encostar os olhos na tela do computador para enxergar:
- Ha, ha, ha! Esse é doido mesmo! Ele quer entrar dentro do computador!

Esse meu irmão era o filho legítimo mais velho de meu pai; mas um meio irmão, filho de um outro pai, era o mais velho de todos meus irmãos. Esse meu meio irmão era o mais velho e também o mais talentoso de toda da família, era O melhor de todos. Por isso, esse meu irmão de mesmo pai e de mesma mãe gostava de seguir o nosso meio irmão, para usufruir de seu talento. Meu meio irmão ajudou esse meu irmão a se firmar mais na igreja. Logo meu meio irmão se tornava pastor, e esse meu irmão, filho de meu pai, se tornou o ajudante do pastor!

Anos depois, meu meio irmão foi expulso do bairro onde morava, por abusar sexualmente da própria filha... e anos depois, meu irmão que tinha sido seu ajudante, seguia o irmão mais velho mais uma vez, cometendo um delito semelhante ao do meio irmão. Preso por estupro, gerou uma revolta na prisão, onde queriam linchá-lo de qualquer jeito. Aparentemente os outros criminosos presos nunca tinham visto um criminoso tão frio...

Esta é a continuação de O melhor de todos.

Tema musical da postagem: Hino da Harp Cristã Vem cear nº301

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you