12.3.14

Golpes e fraudes da Internet

Estas dicas são principalmente para blogueiros, mas podem vir a calhar para todos.

A maioria dos spams deixados nos comentários não oferecem muito perigo, mas existe um tipo de spam que pode ser POTENCIALMENTE perigoso: trata-se do spam que chega na guia "Estatística" dos blogs, "Origens de tráfego". Muitos blogueiros ficam curiosos e clicam nos links que aparecem lá. NUNCA faça isso.

Eis uma lista de alguns sites maliciosos que você pode encontrar na guia "Origens de tráfego":
semalt.com/crawler
nachobot nachofoto.com
blogsrating.pw
adsensewatchdog.com
7secretsearch.com
e o famosíssimo vampirestat.com


Todos esses são sites maliciosos. Esses sites enviam robôs para gerar falso tráfego. Só de acessos de robôs o meu contador de acessos contou 15.000 acessos! A dica é NUNCA clicar em links desse tipo, mais do que isso, lá na guia "Origens de tráfego", não clique nem nos links de sites de busca que você conhece, como o google.com.br!

Caso você esteja curioso (ou curiosa!) para acessar um link de um site desconhecido, siga as seguintes medidas de segurança:
Copie o link MANUALMENTE (com a velha caneta!) e acesse em um computador de Lan House, e na hora não se conecte em nenhuma conta, nem conta de e-mail, nem conta de blog, nem conta de mensagens eletrônicas.


Ao criarmos um blog, geralmente disponibilizamos um e-mail de contato. E esse e-mail de contato, infelizmente, acaba sendo usado para propagandistas enviarem mensagens spam, tentando vender seus produtos. Porém, você também pode ficar sujeito a golpes. O golpe mais antigo de e-mail é o golpe do "Pagamento Adiantado de Taxa", ou, em inglês, "Advanced Fee Fraud". Como eu sou blogueiro antigo, nos vários anos de blogs eu já recebi (sem exagero) centenas de spams do tipo "Advanced Fee Fraud", mas todos esses spams eram ou em inglês ou em francês. Porém os golpistas estão se aprimorando, e atualmente eu recebi um spam tipo "Advanced Fee Fraud" em português! Foi uma surpresa, pois este é um golpe dado por africanos, principalmente nigerianos.

Eis o e-mail que eu recebi:

Investimento no seu país

Eu sou a senhorita Laura Buisson, fêmea único (nunca se casou) eu e minha
irmã mais nova, eu estou planejando se mudar para o seu país para fins de
investimento.

Eu tenho algum fundo e quer investir em Hotel e Transporte de negócios e
nós$ 10.500.000,00 (dez milhões e quinhentos mil dólaresnorte-americanos)
precisamos de você em agir como nosso parceiro de negócios estrangeiros
para o meu falecido pai.

Vamos discutir o percentual em cima de sua resposta, por favor, eu quero
que você tratar esta informação como uma mensagem urgente e responder a
mim, sem qualquer demora para que eu possa tomar minha decisão final.
Mais detalhes serão dadas a você uma vez que eu ouvi-lo com seus dados
pessoais.

Espero ouvir de você em breve.
Senhorita Laura Buisson


O golpe consiste em prometer uma quantia para que a vítima em troca de ajuda para a pessoa investidora (neste caso, a "Senhorita Laura Buisson"). Mas para a vítima receber um percentual da suposta fortuna a pessoa precisa pagar uma taxinha... e assim funciona o golpe.

Outro golpe que tentam muito é o golpe da cobrança, como esta cobrança que eu recebi das Casas Bahia. O engraçado é que eu NUNCA comprei nada a crédito nas Casas Bahia! Mas eles não escolhem para quem mandar, eles tentam o golpe em todos os e-mails que eles acham na Internet:

Prezado(a) Cliente,

Vimos pela presente informar a V.sa. Que se encontra em aberto, junto à nossa empresa, um débito não quitado em nosso banco de dados, tendo em vista que até o presente momento não acusamos o recebimento da referida prestação em atrazo.

Solicitamos a V.sa. a quitação desta, pois, medidas legais serão adotadas, tais como a inclusão em nosso Sistema de Proteção ao Crédito e Bloqueio no Cadastro Nacional de Pessoa Física, bem como no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.

Atenção esse é o último aviso. Tentamos contato por meio de telefones informado na hora da compra, e-mail e carta e não obtivemos sucesso.

Para visualizar seu extrato de débitos clique abaixo:
EXTRATO DE DÉBITOS


Se a pessoa tem uma conta na loja, a pessoa pode entrar em desespero e acabar clicando no link, aí a coisa complica!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you