16.2.10

Deficiência Mental ou Intelectual

Antes de mais nada eu gostaria de explicar o significado de alguns insultos internacionalmente famosos. Estou falando dos termos IDIOTA e IMBECIL.

IDIOTA, para quem não sabe, era um termo médico, um termo técnico. Idiota era o termo usado para o que hoje chamamos de DEFICIÊNCIA MENTAL GRAVE OU PROFUNDA. Na verdade o termo técnico usado é RETARDO MENTAL PROFUNDO.

Vou explicar: os retardos mentais antigamente eram divididos em três CATEGORIAS principais. Deficiência mental leve, deficiência mental moderada e deficiência mental grave.

Você deve saber que a deficiência mental também é chamada de DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Ou seja, deficiência mental, deficiência intelectual, ou retardo mental.

E no passado IDIOTA era o indivíduo com maior deficiência intelectual, ou seja, menos inteligente, segundo essas classificações. IDIOTA era aquele com o retardo mais grave, IMBECIL era o segundo retardo mais grave, e CRETINO era o retardo menos grave.

Em outras palavras: IDIOTA: RETARDO GRAVE. IMBECIL: RETARDO MODERADO. CRETINO: RETARDO LEVE.

Observe, claro, que hoje em dia são quatro categorias: RETARDO LEVE, RETARDO MODERADO, RETARDO GRAVE e RETARDO PROFUNDO.

Esses termos são usados em várias línguas do mundo, com pequenas variações. Por exemplo: em inglês é IDIOT (idiota), IMBECILE (imbecil) e MORON (cretino).

Da mesma forma, nos Estados Unidos IDIOT, IMBECILE e MORON são termos usados para insultar as pessoas.

Triste ver que as pessoas que usam tais termos como insultos desconhecem que esses termos na verdade eram classificações, para não dizer DISCRIMINAÇÕES, técnicas.

Aliás, para quem não sabe, a palavra CRETINO vem do latim christianus, que quer dizer CRISTÃO. (Em francês, por exemplo, as palavras CRISTÃO e CRETINO se escrevem e se pronunciam quase da mesma forma: CHRÉTIEN e CRÉTIN.)

Agora você vai pensar duas vezes antes de chamar alguém desses nomes.

Você pode ler mais sobre os retardos mentais nas seguintes páginas:

Deficiência Mental - Wikipédia
O que é deficiência mental
Deficiência mental ou intelectual
Oligofrenia - Wikipédia

Nas páginas indicadas acima você poderá ler sobre RETARDO MENTAL, mas não com os detalhes que você só consegue encontrar aqui no BLOG PACIENTE PSIQUIÁTRICO.

Não existe "retardo mental". - Existem maneiras diferentes de aprender e de conviver.

Do meu ponto de vista alguém não poderia ser considerado doente por se acreditar que a pessoa tem uma inteligência menor.

Eles são um pouco hipócritas, pois dizem: "não confundir deficiência mental com doença mental". Se eles (profissionais de saúde) não consideram deficiência mental, ou melhor, RETARDO MENTAL, como doença o que isso está fazendo na CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE DOENÇAS?

Com esta postagem abro o tema sobre RETARDO MENTAL.

Nas próximas postagens mostrarei evidências de que aqueles classificados de DEFICIENTES MENTAIS, OU DEFICIENTES INTELECTUAIS, enfim, RETARDADOS MENTAIS não necessariamente têm inteligência inferior, mas sim uma maneira diferente de aprender.

E como os profissionais não conseguiram achar a melhor maneira de ensiná-los, ou colocá-los dentro do que acreditam ser o padrão social NORMAL, decidiram chamá-los de deficientes.

FELIZ CARNAVAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

4 comentários:

  1. Anônimo5:25 PM

    EU SOU ESQUIZOFRENICO E AS PESSOAS DITAS NORMAIS ME TRATAM COM MUITA HOSTILIDADE, POIS SOU REPETTTIVO E POR CAUSA DA DOENÇA INSURPOTAVEL. MAS NAO TENHO CULPA DE POSSUIR ESTA DOENÇA , É PRESISO QUE AS PESSOAS ACOMETIDAS DE TRANTORNOS MENTAIS SEJAM COPREENDIDAS E NAO SEJAM REJEITADS E HUMILHADAS COMO EU, AS PESSOAS ZOMBAM DE MIM POR SER OBESO E TER DOENÇA QUE MENSIONO ACIMA, NOS DOENTES MENTAIS PRESISAMOS DE EMPREGO E OPORTUNIDADES EM GERAL,NÓS NAO SOMOS BONS MATEMATICOS OU GENIOS MAS QUEREMOIS CHANCES NA VIDA DE VIVER COM DIGNIDADE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo2:54 PM

      Querido (a) Anônimo (a). Uma das coisas mais difíceis da gente encontrar no mundo é alguém que reserve cinco minutos de seu precioso tempo para ouvir os nossos problemas. Eu sei quase nada sobre a esquizofrenia, mas quero te dizer que você é uma pessoa que, como todas as outras, merece respeito e oportunidades. A obesidade e a esquizofrenia têm tratamento e a maioria das doenças que hoje afligem a humanidade não tem cura, mas pode-se conviver com com elas de modo mais confortável com tratamento e acompanhamento médico. Não conheço sua condição financeira, mas procure um tratamento, 'é um direito seu'. Espero que você encontre ajuda e que possa, apesar dos desafios da vida, conhecer a felicidade.

      Excluir
  2. Anônimo2:41 PM

    Tenho uma prima que é enfermeira e ela, há alguns anos atrás, falou-me sobre esta classificação. Hoje agradeço a ela e a vocês pelo esclarecimento. Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Tenho o cid de esquizofrenia mais os médicos não leva a sério esse tipo de paciente como viver isolado do convivem social

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you