27.2.10

PIOR QUE MANICÔMIO

Ainda me lembro da repercussão que houve quando o jornal O Globo denunciou que estão morrendo mais doentes mentais, numa reportagem excelente.

Também me lembro da hipocrisia dos políticos do Movimento Nacional da Luta Antimanicomial que disseram coisas do tipo “estão morrendo, mas estão livres”.

Quem está de fora não sente a hipocrisia do psiquiatra escritor de livros que disse isso.

Os pacientes psiquiátricos ex-internos de manicômios estão livres????

Depende muito.

Claro que tem um monte de pessoas que são ex-pacientes psiquiátricos que realmente podem ir e vir, escrever livros, escrever blogs, criar bandas musicais, etc. esses não são graves, na verdade.

Mas e quanto aos graves?

Eu conto pra você.

Os pacientes psiquiátricos mais graves estariam mais livres se estivessem no manicômio.

Não se espante. Já vou explicar como.

MELHOR FICAR PRESO NO MANICÔMIO QUE PRESO EM CASA – O MANICÔMIO É MAIS ESPAÇOSO

Os ex-pacientes psiquiátricos que escrevem blogs, etc. são independentes. Você não tem ideia da vida daquele que não conta com essa independência, pois não é tão extrovertido.

Estou falando inclusive daqueles pacientes psiquiátricos que ficam em casa enquanto seus familiares vão buscar medicação para eles nos ambulatórios de saúde mental, CAPS, hospitais psiquiátricos, etc.

Nem vou chamar essas pessoas dependentes de ex-pacientes psiquiátricos, pois na verdade eles continuam sendo pacientes psiquiátricos 24/7, eles continuam sendo pacientes 24 horas por dia, 7 dias da semana.

Pense um pouco.

Eles não saem de casa nem para pegar medicação, na verdade não saem de casa para nada.

Os familiares ficam com medo deles se machucarem na rua, ou esses familiares dizem que não tem condições de levá-los para a rua, daria muito trabalho.

Pois bem.

Se essas pessoas estivessem no manicômio ao menos poderiam passear no pátio do manicômio. Os enfermeiros deixam. Só amarram a gente se a gente se comportar mal. Você deve saber que manicômios são mais espaçosos que hospícios comuns. E bem maiores que uma casa.

Por exemplo, o Juquery tinha muito espaço, assim como a Colônia Juliano Moreira, conhecidos manicômios brasileiros.

Essas pessoas ficam limitadas ao espaço de casa. Essa é a liberdade que elas ganharam.

Em outras palavras, esses pacientes psiquiátricos estão isolados em casa, INTERNADOS EM CASA, de certa forma.

Naturalmente o SUS, Sistema Único de Saúde do Brasil, deveria garantir condições para esses pacientes psiquiátricos. Enfim, o SUS deveria dar suporte real aos familiares!!!!

É muito fácil fazer um movimento político para fechar manicômios e depois largar paciente e família no abandono.

Anos atrás falaram do Projeto Saúde da Família, e eu pensei que fosse coisa séria. Pensei que iam dar suporte a todas as famílias, principalmente a essas famílias que estão com dificuldade para levar seus familiares para atividades e interação nos serviços de saúde mental como CAPS.

Enfim, eles não oferecem inclusão social para ninguém. Mas nós que somos mais independentes ao menos conseguimos nos virar. Mas e os outros?

(Originalmente publicado em 27 de fevereiro de 2010 e atualizado em 02 de novembro de 2012.)

2 comentários:

  1. realmente .,0 espaço é enorme ,mas ve se algum doido quer ir para lá.espaço nem sempre é algo tão como;psicologos que ficam com cartões bancarios de paciente e eles sem dinheiro pra comprar nem uma água na rua . já vi esse filme,injeçóes letais na veia pra maluquinho deixar as enfermeiras durmirem em paz . obs; elas são pagS PRA DORMIR E NÃO PRA TRABALHAR.mas ,se vç tem dinheiro paga um lugar pro seu parente que a única diferença é que é menos fedido e pelo dinheiro eles podem até internar o teu parente mesmo ele tando bonzinho da silva. aí vç ve um monte de sobrinhos queridos recebendo as pensões dos titios .......

    ResponderExcluir
  2. ah . eu esqueci de comentar as clínicas de drogados ,que ,álias não libertam quase ninguém das drogas e depois põe o sujeito como voluntario pra trabalhar pra eles . otario é o que fica . enquanto isso diretores encostam sewus carrões. voce se depara com um monte de atores que sempre vão pra lá e sempre voltam.fosse tão eficiente não precisavam voltar. o certo é que usam essa psicologia pra sugar a grana do cara .como funciona? funciona assim vç perde teu tempo num consultório de um babaca desses ,aí ele te depressiona e diz que vç precisa se conhecer melhor e é nessa que vç não da mais um peido sem falar com ele. seja voce mesmo ,peça direção a deus e ele vai te ajudar,procure levar uma vida correta e vá em frente. creia em deus do ceu e lute por vç............

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you